Como estudar online para qualquer prova

Hoje em dia, com a tecnologia e a disponibilização de redes de internet para a maioria das pessoas, ficou mais fácil estudar sem sair de casa. Estudar online é um dos diversos meios que existem.

Os dispositivos móveis, como celulares e tablets proporcionam algo melhor: você pode estudar enquanto está no trajeto da escola ou do trabalho e assim, aproveitar o tempo perdido no transporte para algo produtivo.

Neste artigo nós vamos apresentar tudo o que você precisa saber para estudar pela internet de forma efetiva, ou seja, de uma forma que realmente dará resultado.

 

#Dica 1 – Busque fontes confiáveis

 

A primeira dica é a que eu acredito possuir maior relevância na hora de estudar online. Sempre procure por sites confiáveis e que você conheça a qualidade.

 

Como identificar se uma fonte é confiável?

 

Você pode verificar se o material foi produzido por alguma instituição reconhecida pelo MEC. Caso não encontre essa informação, fique atento aos comentários de pessoas que utilizaram esse mesmo material para ver se há reclamações.

Se o site estiver apresentando conceitos errados sobre determinado assunto, é comum outros professores comentarem o erro na página.

Quando for utilizar o Google para procurar algo, é importante escolher as primeiras páginas encontradas pela plataforma, pois ela possui um sistema de posicionamento de sites de acordo com qualidade do conteúdo.

 

#Dica 2 – Tenha variedade de material

 

Estudar para qualquer finalidade que seja, para um concurso público, vestibular, ENEM ou qualquer outra prova requer muita dedicação e força de vontade.

Para evitar que o cansaço dos estudos te pegue mais rápido do que você imagina, é interessante usar mais de um tipo de material para estudar.

 

Veja os nossos exemplos:

 

  • Vídeo – Aulas

 

São excelentes aliadas dos estudantes online. Você pode encontrar em sites como o Youtube uma variedade enorme de aulas gravadas por professores. Além disso, alguns canais realizam transmissões ao vivo, nas quais os expectadores podem tirar dúvidas em tempo real.

 

  • Material em texto, como apostilas em pdf e ebooks

 

Procure por materiais ricos em figuras e esquemas que facilitam o entendimento da matéria. Existem apostilas e ebooks pagos e gratuitos, só não se esqueça de assegurar a qualidade do que você vai usar para estudar.

 

  • Apresentações de slides

 

Assim como o material em texto, há apresentações em slides que podem te ajudar a estudar. Verifique quem produziu esses slides, qual a sua fonte e confiabilidade.

 

  • Podcasts

 

São áudios gravados por uma pessoa que entende do assunto e são muito úteis para aqueles que gastam muito tempo no trânsito. Por ser somente um áudio, os podcasts não vão tirar a sua atenção, caso você seja o motorista e também podem ser ouvidos durante uma caminhada ou pedalada.

 

  • Cursos online

 

Os cursos online costumam ser uma combinação dos itens acima e contam com a presença de um professor à distância para te auxiliar nos estudos e tirar dúvidas. A maioria dos cursos online é pago, mas o valor costuma ser bem acessível e alguns podem ser parcelados.

 

Veja aqui, 4 Videoaulas Gratuitas de Como Aprender Português de Forma Eficaz

 

#Dica 3 – Estabeleça metas

 

Estabelecer metas diárias vai te ajudar a seguir o cronograma de estudos e te manter motivado a continuar no dia seguinte. Sem uma meta definida, você pode acabar se perdendo em meio a tanto conteúdo disponível na internet ou mesmo acabar se desviando do seu objetivo.

 

#Dica 4 – Use as redes sociais a seu favor

 

Se você é do tipo de pessoa que não desgruda das redes sociais, utilize-as a seu favor! Existem inúmeros grupos do Facebook e Whatsapp criados para estudantes trocarem informações e vivências.

O que você não pode fazer é passar o dia todo nestes grupos, né? Use-os somente quando der aquela vontade incontrolável de acessar as redes sociais, mantendo sempre o foco nos estudos e no objetivo de ser aprovado.

 

Bons estudos!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial