O que fazer quando o bloqueio mental surge

O bloqueio mental tem prejudicado milhares de pessoas ao longo do mundo todo. Ele surge no pior momento que poderia: aquele no qual você precisa de total concentração e foco para estudar.

Você começa a estudar e de repente – com a prova chegando – se depara com o bloqueio mental e não consegue fazer mais nada a não ser procrastinar ou ler, ler, ler e não entender nada. Então, você vê que os seus estudos não estão rendendo mais como antes e isso começa a se tornar algo desesperador.

Se você já passou ou está passando por um bloqueio mental sabe bem do que eu estou falando. E se você nunca passou isso, mas tem medo que aconteça, também não deixe de ler este artigo.

Nós vamos te ajudar a criar estratégias para impedir que o bloqueio mental surja quando você mais precisa da sua capacidade cognitiva.

 

Não consigo estudar! E agora?

 

Se você está passando por isso, MANTENHA A CALMA! Não se desespere e NÃO DESISTA! Para tudo na vida temos uma solução, inclusive para o bloqueio mental.

Ele não é algo definitivo. É uma condição temporária que foi causada por algum estresse durante essa sua fase da vida.

 

Veja: Como lidar com o estresse dos estudos

 

Por isso, fizemos um check-list de atitudes que você deve tomar para prevenir o bloqueio mental ou se livrar dele. Confira se está faltando alguma dessas coisas na sua rotina de estudos:

 

  • Cronograma de estudos

 

Você deve ter um planejamento e um cronograma de estudos para seguir. O cronograma ajuda você a se organizar e não ficar perdido no meio da quantidade de matérias que existe no edital de um concurso, de uma prova de vestibular ou do ENEM.

Ao definir esse cronograma você deve ter em mente que ele não é imutável, ou seja, ele pode sim ser alterado um dia ou outro ou em algumas horas.

Nós não estamos bem 100% dos dias. Às vezes estamos com gripe, resfriado ou passamos por uma situação desagradável que causou estresse. Nesses casos, compensa fazer alterações no cronograma, como por exemplo, colocar matérias mais fáceis nesse dia que você não está bem ou então tirar esse dia ruim para um descanso e deixar para estudar quando se sentir melhor.

Lembre-se, o cronograma é um plano de estudos, não uma regra rígida. Segui-lo com certeza vai te ajudar a ser aprovado, mas caso ele esteja te prejudicando, vale a pena diminuir o ritmo ou alterar a forma como o estudo foi distribuído.

Se você perceber que tem mais facilidade com algum tipo de matéria e mais dificuldade em outra você pode redistribuir o tempo entre essas matérias, pegando mais firme na que você tem mais dificuldade e diminuindo o tempo da que você consegue entender mais rápido;

 

  • Atividade física

 

O segundo item do nosso check list é a prática de atividade física. É fundamental que você pratique exercite o seu corpo entre os períodos de estudo.

Para ser aprovado é necessário exercitar a mente estudando, mas você também precisa exercitar o seu corpo, pois a sua mente faz parte dele e só funcionará bem se o seu corpo estiver funcionando da mesma forma. O exercício físico influencia diretamente na saúde mental. Se você não pratica nenhuma atividade física, procure começar a praticar URGENTEMENTE! Ficar só sentado na cadeira estudando dificilmente vai fazer você ter um bom rendimento.

Faça uma caminhada, uma corrida ao ar livre, vá à academia, dance, lute ou realize qualquer atividade que seja do seu agrado. Assim, você consegue dar um descanso para sua cabeça e ainda por cima coloca a sua saúde e o seu corpo em ordem.

Além disso, durante atividade física diversas substâncias são liberadas no corpo, como por exemplo, a endorfina.  Ela traz uma sensação de bem estar, deixando você mais disposto e animado para continuar estudando.

Eu conversei com algumas pessoas que foram aprovadas nos concursos mais concorridos e a maioria praticava alguma atividade física durante o período preparatório para prova.

 

  • Local de estudo

 

O bloqueio mental pode estar sendo causado pelo excesso de informação disponível no seu local de estudo. Se você estuda em casa, procure ir para uma biblioteca ao menos uma vez para verificar se há melhora no bloqueio.

A biblioteca é um local próprio para os estudos, sendo assim, você não tem acesso à televisão e nem a outros fatores de distração, como por exemplo, a sua cama quentinha…

Uma dica importante é desligar o celular, ou no mínimo não acessar redes sociais e de mensagens instantâneas.

A biblioteca também é boa, pois faz com que você veja outras pessoas estudando. Isso pode te incentivar e te destravar. Se você perceber que possui um melhor rendimento nesse local, poderá incluir as idas à biblioteca no seu cronograma, uma, duas, três ou quantas vezes achar necessário.

 

  • Descanso

 

Verifique se você está descansando corretamente, ou seja, se de fato você está dormindo o suficiente para o seu corpo recuperar as energias e assimilar o conteúdo estudado. O ideal é que não se utilize celulares nem computadores pelo menos duas horas antes de dormir, pois assim você tem um sono mais tranquilo e consegue colocar a luminosidade desses aparelhos atrapalham o sono.

A quantidade de horas dormidas também influencia no desempenho dos estudos. Dormir pouco para ter o dia mais longo para estudar só vai fazer você se desgastar e ficar ainda mais cansado. Pior que isso! Você irá precisar cada vez de mais horas para conseguir ter o mesmo rendimento do que uma pessoa que dormiu e descansou bem a noite toda.

As horas que uma pessoa precisa para dormir varia de indivíduo para indivíduo. Em média, 8 horas por dia é o suficiente.

Tão importante quanto o sono, tirar pelo menos um dia da semana para não pegar em livro nenhum é fundamental. Eu sei que se esquecer de tudo não é fácil quando você tem prazo para cumprir e uma pressão em cima de um objetivo a ser alcançado. Contudo, é preciso trabalhar esse desligamento mental para que isso não vire uma bola de neve, se transformando em ansiedade.

Observe se você não está exigindo demais de você mesmo.

Bons estudos!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial