Você está preparado para voltar às aulas?

Férias sempre é muito bom, não é? É um momento para descansar, repor as energias, viajar ou mesmo arrumar aquela bagunça acumulada no guarda-roupa e retornar para a rotina com tudo organizado.

Eu sei que quando chega no último dia, todo mundo pensa que as férias deveriam se prolongar por mais uma semana ou quem sabe mais um mês! Mas a obrigação chama e isso não é possível.

Por isso, espero que você tenha conseguido descansar bastante nestas férias para voltar com força total para os estudos. Porém, imagino que a animação e essa força total podem não ter aparecido ainda em você, e por causa disso, vamos te ajudar.

 


 

O que fazer para se preparar para a volta às aulas?

 

A nossa vida é marcada por várias fases, períodos ou ciclos e esses períodos são marcados por datas especiais, como nosso aniversário, ano novo, férias, volta às aulas, entre muitos outros.

Cada período que se inicia traz com ele novas expectativas e ressaltam os nossos objetivos de vida. A primeira coisa que você deve fazer é se perguntar: Qual é o meu objetivo?

 

  • Concluir o Ensino Médio;
  • Tirar uma boa nota no ENEM;
  • Passar no Vestibular;
  • Concluir a Faculdade;
  • Passar em um Concurso Público.

 

Se a resposta para esta pergunta for uma dessas, você precisa começar esse novo ciclo letivo com muita motivação.

A motivação é fundamental para que a volta às aulas não se torne uma tortura. Você pode conferir as 10 Frases de Motivação para o Estudo para começar a se animar para esse novo período.

Outra dica importante é ter um planejamento de estudos. Se você ainda não tem, pode baixar de forma o Calendário Planner 2017 do Macetes de Estudo. Um calendário planner é bom para deixar as datas de provas e quais matérias que precisam ser estudadas em um mesmo local, para que você não se esqueça de nada e mantenha tudo organizado.

Você também pode aproveitar estes últimos dias de glória para Organizar o seu Local de Estudos. É importante revisar a matéria logo que foi dada, para não acumular nas vésperas da prova e te deixar louco. Para te dar um “up” e você não desanimar logo de cara, o seu local de estudos deve estar organizado.

Aproveite também para organizar o seu fichário/caderno/pasta de acordo com as matérias para não ficar perdido depois.

Outro problema que os alunos enfrentam logo no início das aulas são as redes sociais. Elas podem sim ser suas aliadas nos estudos, existem muitos grupos que tiram dúvidas e ajudam uns ao outros de forma online, mas usar essa tecnologia para procrastinar, não vai funcionar.

 

A resiliência é a chave de tudo!

 

Algumas pessoas tem o hábito de perguntar: Ah, mas você só estuda? Meu caro, estudar não é uma tarefa fácil.

Não é só sentar na cadeira e ler uma porção de frases que faz de você um estudante. Você precisa ler, entender compreender e conseguir opinar a respeito do que foi lido. Você precisa entender a essência do poema da Literatura, da fórmula da Matemática e da Física e das centenas de “Panstrongylus megistus” da Biologia.

E para conseguir tudo isso, você passa por muitas dificuldades. As dificuldades de entender a matéria, de memorizar todas as equações e nomes complexos, de lidar com professores que não tem didática e com todos os demais problemas do dia a dia.

Levando em consideração que neste segundo semestre as aulas se encerram, pelo menos, no dia 21 de dezembro (OMG!) e que teremos ENEM nos dias 5 e 12 de Novembro é fundamental que você seja resiliente.

A resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de se manter firme e em frente diante das dificuldades e obstáculos encontrados no meio do caminho.

Força, foco e fé e…

bons estudos!

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial