Como lidar com o estresse nos estudos

Você já se sentiu estressado ao menos uma vez na vida, não é mesmo?

O motivo desse estresse pode ser vários, dentre eles, a sobrecarga de estudo e a quantidade de matéria que deve ser aprendida em pouco tempo.

Isso, aliado a todas as demais pressões do dia a dia se torna um problema de saúde comum que as pessoas costumam ignorar, pois pensam ser algo que “logo passa”.

Entretanto, esse estresse pode ser acumulado ao longo do tempo e se tornar “uma bola de neve”, atrapalhando e impedindo o seu desempenho nos estudos.

Você que está estudando para concurso público ou vestibular, com certeza já sentiu na pele os efeitos do estresse pelo excesso de estudo.

Estudar por várias horas no dia, durante vários meses e até mesmo anos, somado com a ansiedade de ser aprovado no concurso ou no vestibular pode se tornar um grave problema de saúde.

É necessário que você fique atento, por isso aqui nesse artigo vamos falar sobre como identificar se você está sofrendo por estresse de estudo e qual a melhor forma de lidar com isso.

 

Como o estresse pode te impedir de conseguir a aprovação

 

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e é fundamental cuidar dela, afinal de contas a sua ferramenta de trabalho é a sua mente e você não pode deixar que nenhum transtorno como o estresse a prejudique.

É importante lembrar que você precisa estar com a sua saúde mental boa para ser aprovado no vestibular ou no concurso, caso contrário, você não irá conseguir estudar o suficiente e consequentemente não irá bem na prova.

Outro ponto importante é que é normal os níveis de estresse e ansiedade aumentarem no dia da prova ou nos dias anteriores, contudo, você deve ter um controle emocional já bem estabelecido, pois o estresse e ansiedade desenfreados podem atrapalhar a resolução das questões na hora da prova.

 

Como identificar se você está sofrendo com estresse

 

Existem níveis de estresse e ansiedade que são comuns e que estão dentro dos padrões que não oferecem risco à saúde, por isso é importante uma avaliação de um psicólogo para que você tenha certeza que está dentro desse limite ou se você precisa de algum tipo de tratamento.

Para identificar se você está sofrendo com o estresse do estudo, observe se o seu rendimento está caindo e se você passa a maior parte do tempo reservado para os estudos procrastinando.

Outro ponto que ajudar a identificar se você está estressado é que pensamentos negativos e de desistência começam a surgir cada vez mais e mais.

Se isso está acontecendo com você, é hora de parar e procurar algum tipo de ajuda. A princípio essa ajuda pode vim dos familiares e de pessoas próximas, mas caso você perceba que esse estresse está fora do normal, é bom procurar  um especialista.

 

Como lidar com o estresse e a ansiedade

 

Estudar para concurso ou vestibular é realmente algo estressante. Por experiência própria, digo que esse estresse é devido à grande quantidade de matéria que deve ser estudada em um curto período de tempo e também devido à incerteza que ronda esse período.

 

Veja abaixo o que fazer para lidar com o estresse:

 

  • Faça pausas durante os estudos

 

Tire ao menos um dia da semana de descanso para ir passear, sair com os amigos e ir a algum ambiente aberto para que você consiga repor suas energias.

 

  • Foque no presente

 

Não fique pensando muito no dia da prova. Programe-se, faça um cronograma de estudos e organize o material que você tem para estudar. O planejamento diminui a ansiedade e evita que a matéria se acumule.

 

  • Fuja da procrastinação

 

Evite perder muito tempo com redes sociais nos momentos reservados para estudo. É melhor você estudar uma hora por dia totalmente focado e concentrado, do que estudar 5 horas em um dia sendo que 3 dessas 5 horas você perdeu o tempo fazendo outras coisas. Ao final do dia você vai não vai ter estudado tudo que programou e a matéria começa a acumular, por isso a procrastinação faz com que a sua carga de estresse e ansiedade aumente.

 

E lembre-se, se mesmo com essas dicas você ainda se sentir muito estressado e ansioso, procure a ajuda de um médico ou psicólogo.

 

Bons Estudos!

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial