Música para estudar, funciona?

Muito tem se falado em música para estudar. A musica traz muitos benefícios para a saúde humana, deixando as pessoas mais calmas e relaxadas.

Ela também é capaz de aliviar dores leves e pode dar aquele “up” na hora de praticar exercícios. Há profissionais que trabalham exclusivamente nessa área, estudando e indicando qual a melhor forma de utilizar a música para obter benefícios na saúde.

Esses profissionais são conhecidos como musicoterapeutas.

A musicoterapia vem ganhando força nos últimos anos e afirma ser capaz de melhorar a inteligência de bebês que ouvem musica até mesmo dentro do útero da mãe.

Contudo, essa é uma área bastante controversa, pois alguns especialistas acreditam que não há essa relação entre música e o aumento da inteligência.

O que se sabe até agora é que as pessoas possuem diferentes formas de aprendizado. Por exemplo, algumas dizem que estudar com música ajuda na memorização do conteúdo. Já outras, dizem que a música pode atrapalhar a concentração.

Há, inclusive, uma teoria que diz que a música clássica torna as pessoas mais inteligentes. Essa teoria recebeu o nome de Efeito Mozart e foi popularizada nos anos 90.

O efeito Mozart é baseado em uma pesquisa feita na Califórnia com alguns estudantes. Esses estudantes ouviram a “Sonata para dois Pianos em Re Maior”, de Mozart, por 10 minutos e em seguida realizaram testes de QI. Os resultados mostraram que os estudantes tiveram um aumento temporário do QI.

Entretanto, outros pesquisadores não conseguiram chegar nesse mesmo resultado e por isso, o efeito Mozart não está comprovado.

O que se sabe até o momento é que a música pode sim ajudar a memorizar o conteúdo que está sendo estudado, como mostra um estudo em que o autor diz que a música está relacionada com o desenvolvimento da inteligência.

Algumas pesquisas afirmam que o efeito Mozart funciona através da ativação de neurônios, melhorando assim, a inteligência.

Além disso, uma nova pesquisa, publicada em 2015, afirma que a música clássica torna alguns genes relacionados ao cérebro mais ativos. O artigo publicado em inglês pode ser lido aqui.

Por isso, muitas pessoas utilizam a música clássica para estudar e especialistas afirmam que não somente a música clássica é capaz de ajudar nos estudos, mas sim, qualquer música que te agrade e que te ajude a ter foco e concentração.

Agora, respondendo à pergunta do título:

Música para estudar, funciona?

Bom, como dito anteriormente, devemos ter em mente que as pessoas têm diferentes formas de aprender. Se você é uma pessoa que se desconcentra e dispersa o seu pensamento com qualquer tipo de ruído, a resposta para essa pergunta é não! Música para estudar não vai funcionar para você.

Agora, se existe algum tipo de música, qualquer que seja o estilo, que te dá mais ânimo e funciona como um meio de manter a sua atenção em algo, a resposta é sim! Se você possui esse perfil, música para estudar vai funcionar para você!

Aqui vai uma lista das músicas mais acessadas com o objetivo de ajudar na concentração e memorização. Se você ainda não sabe se a música te ajuda ou te atrapalha nos estudos, clique nos links abaixo e faça o teste:

 

Musica Relaxante para Estudar e Trabalhar

Música para Concentração

Beethoven para Estudar

Música para Estudar e Relaxar

Música para estudar – Potência Cerebral

Musica para aumentar concentração, foco, inteligência

Músicas Clássicas para Estudar e Concentrar Mozart

Música para estudar – Super Memória

 

Bons estudos!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial