Saiba como estudar português de forma prática!

O Português, por se tratar da nossa língua oficial, é uma matéria que cai na maioria dos concursos públicos, no ENEM e nos Vestibulares.

Estudar português é algo muito importante não somente por ser a língua que falamos, mas também porque é utilizado como critério de desempate em muitos concursos públicos.

No entanto, mais de 80% dos brasileiros têm dificuldades com o português, o que tem preocupado muito as instituições de ensino, pois esse dado revela que a maioria dos brasileiros não sabe utilizar a sua própria língua da maneira correta.

Especialistas acreditam que a forma como o português é ensinado é a causa dessa dificuldade.

Com isso, alguns professores tem mudado essa forma de ensinar português, tornando-o mais prático e fácil.

A vantagem de estudar português de uma forma mais prática é que você vai ter mais tempo para se dedicar às outras matérias que caem na prova.

Por isso, preparamos 5 dicas de como melhorar o estudo em português:

 

Dica #1: Leia sempre

 

Ter o hábito de leitura fará com que você se acostume com a língua portuguesa, quais as formas corretas de escrever e usar cada palavra ou expressão. Com isso, você consegue o que está errado na questão e ser direcionado para a resposta certa.

Ler com frequência também permite que você consiga escrever da maneira correta naturalmente e de forma clara.

 

Dica #2: Leia os livros propostos

 

Se você vai prestar vestibular ou alguma prova que possui uma lista de leituras obrigatórias, leia-as.

Dessa forma, você estuda para a prova e já aproveita para usar a Dica #1 e se habituar com a leitura.

Para memorizar e realmente aprender, eu costumo dizer que os exercícios estão para a matemática assim como a leitura está para o português.

Ler com frequência fará com que você memorize a forma como são utilizados os tempos verbais, o tipo de linguagem que está sendo utilizada e como é estruturada, a grafia e o significado correto das palavras, entre muitas outras coisas.

 

Dica #3: Faça exercícios

 

Os exercícios são práticas fundamentais para a memorização de qualquer conteúdo, e isso não é diferente para o português.

Se a banca avaliadora do exame que você vai prestar disponibilizar as provas dos anos anteriores, aproveite para consultá-las e tente resolver os exercícios propostos. Dessa forma, você consegue perceber o “estilo” das questões e focar no que mais cai na prova.

 

Dica #4: Cuidado com as pegadinhas

 

Concursos públicos costumam ser cheios de pegadinhas de português.

Por isso, essa dica está muito relacionada com a Dica #1: se você estiver habituado com a leitura de livros, logo irá perceber o que tem de errado na questão, sem precisar ficar lembrando-se de todas as regras do português.

 

Dica #5: Faça cursos

 

Fazer cursos para estudar português é uma ótima estratégia para ir bem na prova, pois você pode contar com um professor para tirar as suas dúvidas.

Existem diversos tipos de cursos de português disponíveis no mercado, seja de forma presencial ou à distância.

Na forma de cursos de português à distância, você encontra muitas opções online, porém deve-se tomar cuidado ao escolher o melhor curso para não perder tempo e nem dinheiro.

Luiz Felipe Cristofari, criador do curso Português Prático afirma que a dificuldade em aprender português não é porque é uma matéria difícil, mas sim, porque a forma como é ensinado o torna difícil de entender.

No curso, Luiz Felipe ensina como aprender o Português de uma forma mais fácil e prática, com o objetivo de ajudar a alcançar boas pontuações nas provas, a escrever melhor e ser mais bem sucedido no emprego.

Com um baixo investimento, você irá aprender qual é a forma mais fácil para estudar português e não vai precisar ficar perdendo tempo com metodologias de ensino que não são práticas.

Se você tem interesse em aprender como estudar português da melhor maneira, clique no botão abaixo:

 

 

 

Bons Estudos!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial