4 Dicas de como vencer o sono e a preguiça na hora de estudar

O sono e a preguiça não deixam você se concentrar nos estudos e o fazem se sentir desanimado?

Fique tranquilo, pois você não está sozinho nessa!

Grande parte das pessoas que estão se preparando para uma prova possuem o mesmo problema.

Por isso, preparamos 4 dicas de como vencer o sono e a preguiça na hora de estudar para que você consiga ir bem na prova.

 

1 – Consuma alimentos que tiram o sono e dão energia

 

A forma mais simples e rápida para vencer o sono é consumir alimentos energéticos. Veja abaixo quais são eles:

 

  • Café;
  • Bebidas energéticas prontas;
  • Chocolate;
  • Chá-preto;
  • Guaraná em pó.

 

Lembrando sempre que tudo o que consumimos em excesso faz mal para o nosso corpo. Por isso, tenha moderação.

Não adianta consumir muito café para ficar acordado, pois uma hora que seu corpo vai estar exausto, necessitando descansar e se você forçá-lo a trabalhar, além da sua saúde ser prejudicada,  você irá perder vários dias até se recuperar.

 

2 – Durma bem

 

Essa dica funciona para que você tenha mais disposição ao longo do dia.

Uma pessoa que realmente descansou à noite sente mais vontade (e menos preguiça) para realizar as suas tarefas diárias.

Sabe aquela sensação de “acordar cansado”? Ou acordar e achar que “não dormiu nada”? Se você já sentiu isso, tudo indica que tem algo errado com o seu sono.

 

Veja abaixo alguns fatores que influenciam no sono:

 

  • Colchão: deve ser adequado ao seu peso para evitar dores nas costas, pescoço ou em outras partes do corpo;

 

  • Celulares e computadores: evite usá-los 2 horas antes de dormir, pois a luminosidade que eles fornecem causa estímulos excessivos no cérebro, fazendo com que o seu sono fique prejudicado;

 

  • Durma o suficiente: não durma pouco, nem demais. Cada organismo precisa de uma quantidade de horas de sono, sendo que em média o ser humano necessita dormir 8 horas por dia;

 

  • Silêncio: durma em um quarto silencioso, sem música ou televisão ligada. O ruído atrapalha o descanso, por isso, se for necessário, utilize protetores de ouvido.

 

3 – Estabeleça metas a serem alcançadas

 

Ter uma meta bem definida irá te ajudar a vencer o sono e a preguiça na hora de estudar.

Tenha claro em sua mente quais são os seus maiores sonhos e o que deve ser feito para que você consiga chegar até eles.

Se você pretende passar em um vestibular ou em um concurso público, a única forma de você conseguir isso é estudando. Fixe essa meta na sua cabeça e sempre que sentir vontade de dormir um pouco mais, lembre-se disso.

Ter uma meta delineada ajuda na determinação do dia a dia. Estudar não é uma tarefa fácil, exige muita determinação e foco. E você só será capaz de ser determinado e focado se souber o que realmente você quer e onde quer chegar.

 

4 – Busque motivação

 

Albert Einsten disse uma vez que “há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade”.

Essa vontade nada mais é do que a motivação que temos dentro de nós. Contudo, para alcançar os seus sonhos, muitos obstáculos vão ser encontrados e somente a motivação intrínseca pode não ser o suficiente para que você passe por eles e continue seguindo em frente.

Por isso, para que você não desista frente às dificuldades, é necessário que haja motivação extrínseca, ou seja, uma motivação que vem de fora.

 

Aqui vão algumas dicas de como buscar motivação quando estiver desanimado:

 

  • Frases de motivação: existe na internet uma grande quantidade de sites que tem frases de motivação. Você pode acessar esses sites diariamente para ler as frases ou pode salvar as que você mais se identificar, imprimir e colar em algum lugar que você sempre irá ver. Assim, todos os dias de manhã, mesmo acessando o site ou lendo uma ou duas frases de motivação preferidas, você terá mais energia e vontade para estudar;

 

Clique aqui para ler Frases de Motivação para Estudar

 

  • Histórias de motivação: você também pode procurar na internet por histórias de pessoas que fizeram o mesmo caminho que você e que apesar das dificuldades, conseguiram atingir os seus objetivos. Essas histórias ajudam porque você irá perceber que todo mundo possui problemas e a diferença de uma pessoa de sucesso para uma que não conseguiu alcançar os seus sonhos é a forma como lidam com esses problemas;

 

  • Vídeos motivacionais: na minha opinião, essa é a melhor forma de adquirir motivação extrínseca, pois esses vídeos mexem com o emocional, trazem músicas e mensagens impactantes que, juntas, proporcionam uma explosão de motivação.

 

Bons Estudos!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial